Redação | 02/09/2016 HIIT – Treinamento de Alta intensidade para extinguir a gordura corporal

POR CARDIOMED

HIIT é uma sigla para High Intensity Interval Trainning – ou, em português, treinamento intervalado de alta intensidade. Esta é uma modalidade de treino com métodos que consistem em esforços de alta intensidade e curta duração, mas que queimam um número muito maior de gordura, intercalados com intervalos de descanso para recuperação.

Embora tenha se popularizado apenas nos últimos anos, o HIIT, existe há mais de um século, porém só com o incentivo de especialistas da área da saúde e esportiva ele ganhou o gosto popular.

Visto como uma das modalidades esportivas mais eficientes, o treinamento de alta intensidade visa aniquilar a gordura corporal sem que a pessoas precise fazer uma grande quantidade de exercícios  e ainda descansar enquanto pratica a atividade. Em contra ponto, há modelos tradicionais que tomam muito mais horas do praticante.

Iniciantes, qualquer pessoa pode?

É muito importante que antes de iniciar os treinos de HIT você tenha em mente que esta é uma modalidade que exige um esforço físico muito grande, portanto há algumas restrições para a sua prática. Vamos a elas:

  • Possuir um bom preparo físico – se você é uma pessoa sedentária, não é aconselhável iniciar uma atividade física a partir do HIIT;

  • O Treino dever ser feito com supervisão de um profissional, além do acompanhamento ele irá montar o treino de acordo com as necessidades e limites do seu corpo;

  • Não possuir problemas cardíacos;

  • Pessoas acima de 55 anos devem ter autorização médica;

Tempo de duração do treino

Normalmente não há um tempo máximo ou mínimo estipulado, existem métodos de treinos de 4 minutos até os que podem chegar a 30 minutos. Porém o tempo não pode ser o único parâmetro, afinal eles são executados por meio de séries intercaladas de pequenos intervalos, sendo que no final de tudo, o tempo que se passa efetivamente fazendo exercícios é muito curto.

Principais métodos de treino HIIT

 

  • Método Tabata

Um dos métodos mais conhecidos é o do pesquisador japonês Izumi Tabata, que consiste em um volume dentre 7 e 8 séries, de exercícios aeróbicos que podem ser caminhada, bicicleta e qualquer outro do gênero.

Cada série consiste em 20 segundos de intensidade elevada a 170% do Vol. 2  máximo (O VO2 Máximo equivale ao consumo máximo de oxigênio. Pode ser caracterizado como um fator capaz de determinar a capacidade e preparo de um atleta para sustentar alguns exercícios e atividades aeróbicas. O termo se refere à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante os exercícios de alta intensidade.- Mundo Boa Forma). No final de cada série deve ser feito um descanso ativo de 10 segundos. A hora do descanso não significa que você deve parar, mas sim reduzir o ritmo.

Somando as 8 séries, por exemplo, do método com duração de 30  segundos cada, ao final você verá que o treino completo tem duração de 4 minutos. Quanto mais intenso for o estímulo, maior deverá ser o descanso para o corpo, para que ele possa se recuperar e receber outro estímulo.

  • Método Gibala

Este método foi criado pelo pesquisador Canadense Martin Gibala, que se inicia com 3 minutos de aquecimento e segue com 8 a 12 séries de 60 segundos de exercício de alta intensidade, seguido de 75 segundos de descanso. Este método foi desenvolvido como uma opção mais voltada para pessoas sedentárias, que não praticam atividade física a mais de um ano.

Benefícios

  • Queima de gordura: mesmo que sejam de curta duração e com intervalos de 5 minutos em média, a queima de gordura acontece porque treinos intensos fazem com que o corpo continue queimando calorias e gordura durante o dia. Mesmo após o fim do treino.

  • Não precisa de equipamentos: você não usará nada que já não esteja ao seu alcance. Correr, pedalar, pular corda ou fazer exercícios com o peso do próprio corpo.

  • Aumenta o metabolismo: os treinos aumentam a produção de HGH (hormônio do crescimento) em até 450%.

  • Intenso e dinâmico: enquanto você pratica o treino o seu nível de concentração deverá ser alto, além do grande esforço físico.

Prático e eficiente: os treinos podem ser realizados em qualquer lugar  e a hora, principalmente porque independente das atribulações do dia a dia, você sempre poderá reservar alguns minutos para praticá-lo.

Segundo  especialistas de forma geral o treino pode ser realizado duas a três vezes por semana. Porém não existe um número ideal, tudo irá depender da relação entre volume (quantidade) X intensidade (dificuldade).

É importante reforçar que devido ao alto nível de intensidade, o praticante deve procurar a ajuda de um profissional e claro, começar aos poucos com a preparação física do corpo.

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