Renato Giansante | 09/09/2016 Sul-mato-grossense conquista o primeiro ouro do Brasil
Ricardo Costa comemora ouro ao lado de guia com a bandeira do Brasil nas mãos (Foto: Reuters)

A primeira medalha de ouro para o Brasil nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro veio de um atleta sul-mato-grossense. Ricardo Costa de Oliveira, 34, venceu a prova de salto em distância categoria T11 (para deficientes visuais) na manhã desta quinta-feira, o primeiro dia de jogos, em prova com final eletrizante.

Nascido em Três Lagoas, Ricardo liderou durante quase toda competição com a marca de 6,41m, mas foi ultrapassado no penúltimo salto pelo norte-americano Elexis Gillete que fez 6,44m. A virada veio apenas no último salto quando o brasileiro superou a marca do rival ao fazer 6,52m garantindo assim, o primeiro ouro do país. O ucraniano Ruslan Katyshev, ganhador em Londres 2012, com 6,20m, fechou o pódio.

Cego por conta da Doença de Stargardt, que causa perda da visão de forma degenerativa, o sul-mato-grossense de Três Lagoas irá agora torcer por sua irmã Silvânia Costa, campeã mundial do salto em distância T11 no Mundial de Doha, no Qatar, em 2015, e que também competirá no Rio de Janeiro, no dia 16, sexta-feira.

Untitled Document

Siga-nos nas redes sociais: