Redação | 13/10/2016 Saiba como minimizar dores musculares na prática desportiva

POR ALGOO POWERSPORTS

 

Veja como minimizar dores musculares no tempo de inatividade com algumas táticas de recuperação, lembrando que cada pessoa tem um estilo e um tempo de recuperação diferente.

Quando fazemos muita força durante dois ou três dias seguidos de pedal, e mesmo depois de dar uma descansada ou tirada de pé dos treinos, sentimos que os músculos ainda estão danificados e tensos, isso pode ser chamado de dor muscular tardia. E para evitar isso, temos várias formas como por exemplo, o fortalecimento com exercícios diferenciados de força e corridas, mas mesmo assim tem vezes que é demais e precisamos de outras alternativas!

Veja a lista abaixo:

1 . Massagem

Massagear a região dolorida com algum tipo de pomada para dor muscular é uma boa opção, a massagem pode ajudar a eliminar as toxinas para fora do tecido, levando oxigênio fresco e sangue rico em nutrientes para acelerar a recuperação, e se tiver a oportunidade de ir a um massagista profissional melhor ainda, afinal ele vai aplicar as técnicas corretas.

Estudos dizem que quanto antes a massagem for feita após um treino ou uma competição difícil, mais rápido será a recuperação e também pode previnir as dores.

2 . Aquecer

Você pode achar que colocar gelo seja uma boa coisa em certos momentos, mas o gelo é útil em lesões mais graves. Para dor muscular em geral, almofadas de aquecimento ou um bom banho morno vai ajudar a se sentir melhor. A explicação para isso é que quando a temperatura muscular é aumentada, o fluxo de sangue aumenta diretamente, fazendo com que tenha mais circulação dentro e fora da área que está machucada. O calor também relaxa os músculos e torna muito mais fácil voltar a atividade novamente.

3 . Recuperação ativa

O sofá nessas horas é tentador, mas ficar em repouso total não é muito aconselhável. Estudos revelam que os músculos quando estão em movimento tem uma boa recuperação, sendo correto aquecer lentamente para não exigir tanta força, e machucar o tecido muscular novamente durante a atividade. Recuperação ativa não quer dizer que deve pegar a bike e sair pedalando que nem um doido, mas sim um passeio sem compromisso, corrida leve ou caminhada também ajudam!

4 . Analgésico não é uma boa escolha

Eles vão te ajudar a se sentir melhor em um curto prazo, mas não vão acelerar o processo de cicatrização do tecido muscular. Na verdade, algumas pesquisas recentes mostram que o uso desse tipo de medicamento, pode até diminuir o processo de recuperação. E sempre consulte um médico antes de tomar qualquer tipo de remédio!

Lembre-se: Mesmo se estas técnicas te ajudem a se sentir melhor, você ainda vai precisar dar um tempo para seus músculos se recuperarem totalmente, para voltar mais forte, e ser menos propensos a ficar doloridos quando você fizer força novamente!

Dormir bem também faz parte de uma boa recuperação, afinal nosso corpo trabalha um bom tempo enquanto estamos em dormindo.

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