Fundesporte/MS | 19/10/2016 Fundesporte leva atividades a todo Estado
Foto: Arquivo Fundesporte

POR ALINE MORAES

 Realizar um dia de lazer com jogos, oficinas esportivas, estrutura de brinquedos infláveis e atividades voltadas para todos os públicos, como forma de integrar e promover a convivência em comunidade. Com esse objetivo, a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) executa o Programa Lazer nas Cidades. Desde o ano passado, diversos municípios, em especial as áreas de maior vulnerabilidade social, já receberam as ações.
“Trabalhamos em parceria com entidades governamentais e não-governamentais. O dia de lazer é realizado junto com outra ação, como por exemplo, aniversários de municípios, campeonatos esportivos e eventos comunitários. Basta que o promotor do evento nos procure e se comprometa a realizar o dia de lazer junto com a Fundesporte”, disse o gerente de Lazer e Esporte de Participação da Fundeporte, Rodrigo Barbosa de Miranda.
Prefeituras municipais, associações esportivas e comunitárias, federações esportivas, Câmaras de Vereadores e entidades sem fins lucrativos podem requerer a parceria. A Fundesporte oferece toda a estrutura de brinquedos, materiais para oficinas e acompanhamento de profissionais da Educação Física, com experiência na área de recreação e lazer. O parceiro precisa dar apoio logístico com infra-estrutura – espaço adequado e instalação elétrica – e monitores para auxiliar as crianças nos brinquedos.
O principal público-alvo do Lazer nas Cidades é o infanto-juvenil. Crianças se divertem em cama-elástica e brinquedos infláveis. Adolescentes participam de oficinas esportivas. Mas todos podem aproveitar o dia nas oficinas de recreação, de atividades lúdicas e nas apresentações culturais.
Cidades como Bonito e Nova Andradina foram contempladas. A Subsecretaria de  Políticas Públicas para Mulheres, a Secretaria de Estado de Administração, a Secretaria de Estado de Saúde e o Detran também já realizaram ações conjuntas com a Gerência de Esporte de Participação e Lazer.
Em 2016, o programa entrou em uma nova fase. Além das atividades realizadas durante todo o dia, a Fundesporte tem promovido cursos de capacitação em recreação e lazer para que os agentes municipais possam reproduzir e multiplicar as ações. Duas turmas já foram formadas, em Maracaju e em Coxim.
“Nosso objetivo é interiorizar cada vez mais nossas ações, aumentar o número de parcerias e democratizar o acesso ao lazer. Queremos garantir que o sul-mato-grossense possa exercer seu direito ao lazer e ajudá-lo a ter mais qualidade de vida”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
Para solicitar a parceria da Fundesporte e receber o programa Lazer nas Cidades, basta procurar a Gerência de Esporte de Participação e Lazer, via e-mail  no rmiranda@fundesporte.ms.gov.br ou via fone no 3323-7228.
Untitled Document

Siga-nos nas redes sociais: