Globo Esporte | 10/07/2017 Celebrando 50 anos de história, Fórmula Vee promete festival em Campo Grande Wilsinho Fittipaldi, idealizador da categoria que visa a formação de novos pilotos, estará na capital sul-mato-grossense para participar do evento
Fórmula Vee em Interlagos (Foto: Claudio Larangeira/Divulgação FVee)

Aos 73 anos, Wilsinho Fittipaldi está de volta onde tudo começou. Ele e o irmão Emerson iniciaram a carreira nas pistas com a Fórmula Vee, criada em 1967 no Brasil e que agora comemora 50 anos. A partir daí, chegaram à Fórmula 1, onde competiram e criaram a única equipe brasileira na história da categoria, a Copersucar-Fittipaldi.

Wilsinho Fittipaldi dá instrução a piloto de Fórmula Vee (Foto: Claudio Larangeira/Divulgação FVee)
Wilsinho Fittipaldi dá instrução a piloto de Fórmula Vee (Foto: Claudio Larangeira/Divulgação FVee)

Para celebrar meio século de história, a FVee fará um grande festival de automobilismo, em mais um evento que marca a reabertura do Autódromo Internacional de Campo Grande. As duas provas oficiais serão o GP FVee 50 anos no Brasil, e os vencedores receberão o Troféu Wilson Fittipaldi Júnior.

De 13 a 16 de julho, a Fórmula Vee levará à capital sul-mato-grossense a sua tradição na formação e revelação de pilotos. Além de duas provas oficias, o evento vai abrir a oportunidade para os fãs do automobilismo participarem.

- A Fórmula Vee não é apenas uma categoria de automobilismo, mas a porta de entrada para quem sonha em dirigir um carro de corrida ou quer iniciar uma carreira. Para isso, vamos oferecer uma série de atividades para o público não apenas assistir, mas participar realmente - diz Wilsinho, hoje consultor da categoria.

O público e fãs do automobilismo poderão se inscrever nas seguintes atividades: curso de pilotagem, drive day (com os carros da FVee), track day (com o seu próprio carro) e concurso de arrancada.

O curso de pilotagem terá aulas teóricas e práticas. Os instrutores serão Wilsinho Fittipaldi e Suzane Carvalho, uma das pioneiras no automobilismo nacional. Quem participar poderá andar no FVee por cerca de uma hora.

No drive day, serão três voltas completas na pista, além da saída e entrada de box. Os participantes receberão instruções e todo o equipamento de segurança, que inclui capacete, Hans (protetor cervical), macacão e luvas.

As demais atividades serão com carros particulares. No track day, serão permitidas uma série de voltas na pista, cronometradas. E mais o concurso de arrancada (“fly lap”) na reta principal.

Para participar, inscrever-se e saber mais sobre o evento, acesse a página oficial da Fórmula Vee.

 

Sobre a Fórmula Vee

 

A categoria foi criada no Brasil em 1967, pelos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi. E segue o mesmo modelo utilizado em mais de 20 países até hoje: motor Volkswagen, com baixo custo de fabricação e manutenção. Além de Emerson e Wilsinho, outros grandes pilotos passaram pela categoria, como Nelson Piquet, José Carlos Pacce e Niki Lauda.

Atualmente, os monopostos da FVee são movidos a motor Fox 1.6 e chegam a atingir a velocidade de 200 km/h. No Brasil, é a categoria mais acessível e de menor custo, oferecendo assim a melhor oportunidade para quem pretende iniciar carreira no automobilismo ou mesmo para quem quer realizar o sonho de dirigir ou disputar uma prova com um verdadeiro carro de corrida.

 

Terça-feira (11)

Chegada dos carros e equipe da FVee a Campo Grande, por volta de 19h. Serão 12 carros e um simulador (montado num chassi), transportados em uma carreta, um ônibus e um motorhome.

Quarta-feira (12)

Montagem de boxes e preparação dos carros no autódromo

Quinta e sexta-feira (13 e 14)

Curso de pilotagem e drive day, com participação de Wilsinho Fittipaldi e Suzane Carvalho

Sábado (15)

Pela manhã, treino livre e treino classificatório para a 1ª prova do GP FVee 50 anos – Campo Grande. A corrida deve ter a largada por volta de 11h, com 12 voltas (ou 30 minutos).

À tarde, drive day, track day ou concurso de arrancada.

Domingo (16)

Pela manhã, treino livre e treino classificatório para a 2ª prova do GP FVee 50 anos – Campo Grande. A corrida deve ter a largada por volta de 11h, com 12 voltas (ou 30 minutos).

 

 

À tarde, drive day, track day ou concurso de arrancada.

Untitled Document

Siga-nos nas redes sociais: